terça-feira, 1 de janeiro de 2013






Qual a diferença entre autoritarismo, ditadura, totalitarismo, autocracia e despotismo?
Essas palavras não são sinônimos, porém foram usadas por diferentes sociedades no decorrer da história para descrever traços comuns do exercício do poder: a concentração excessiva do poder político nas mãos de um pequeno grupo ou de uma pessoa, assim como o exercício arbitrário, violento e injusto dessa força.
O professor de história da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Paulo Cavalcante explica que o totalitarismo é a palavra que tem mais diferenças, não sendo adequado usá-la como sinônimo das demais. O termo aparece com o fascismo italiano no início do século 20 e sugere uma forma de domínio radicalmente nova para a época, que busca destruir as capacidades políticas do indivíduo, isolando-o em relação à vida pública.
“Nesse processo de aniquilamento da pessoa, ganha destaque, como única saída possível, a vida no seio coletivo da nação, no movimento de massa e no partido único. Mussolini e Adolf Hitler foram os líderes totalitários por excelência, diz Cavalcante. O professor acrescenta que, embora tenham sentidos parecidos, as palavras autoritarismo, ditadura, autocracia e despotismo foram utilizadas em momentos históricos diferentes e, portanto, carregam no sentido o contexto histórico na qual estiveram inseridas.
http://abr.io/9Mj6

 

Um comentário: