sábado, 4 de maio de 2013

BIP



  BIP
Meu filho! é a sua mãe. Me telefone assim que chegar. É urgente.
   Bip
   Eu, ah!...Eu não sei falar com secretária eletrônica... Olha, seguinte... Eu sou aquela que sentou do seu lado, ontem, no bar. A do sinalzinho que você disse que queria levar pra casa, e eu tinha que ir junto, lembra? Não deve se lembrar, você estava bêbado. Não parava de dizer: "os que estão prestes a falir vos saúdam!" para as garrafas do bar. Você pegou o meu telefone e me deu o seu e, olhe, eu só quero dizer que o sinalzinho continua no mesmo lugar, se é que interessa. Tchau.
   Bip
   Sérgio! É o Túlio. Te prepara para o pior. Melhor nem aparecer na firma hoje. Pode pintar até televisão. Eu já mandei dizer que estou viajando e não volto tão cedo. Fala com o advogado. Câmbio.
   Bip
   É a Berenice. Ainda não recebi o seu cheque este mês. Não esqueça o meu tratamento de canal. O Rodrigo não vai poder sair com você neste fim de semana. Aliás, se é pra encher ele de hambúrguer do Mac Donald's, é melhor nem sair mesmo. Outra coisa: que história é essa que está saindo nos jornais sobre a firma? Não quero o nome do papai envolvido nisso.Bem que o papai me disse, quando eu casei com você, que não confiava em ninguém que usava blazer acinturado. Manda o cheque.
   Bip
   "Já no estás más a mi lado..." Desculpe, cara. Você sabe, sempre que dizem "isto é uma gravação", me dá vontade de cantar um bolero. Ainda convido essa sua secretária eletrônica pra sair. Vou apresentar ela a um vibrador que eu conheço. Como é, cara? As meninas estão a fim, neste fim de semana. A Valdirene disse que se você perdesse uns quilinhos até que não seria de jogar fora, e eu disse: "depende que quilinhos, não é minha filha?" Sérgio, eu estou achando você muito sombrio. Sai dessa, rapaz! A gandaia é a salvação. Já que o Brasil vai pra lá mesmo, o melhor é ir na frente e pegar mesa de pista. Me telefona.
   Bip
   É a sua mãe de novo. Aposto que você está dormindo. Me liga em seguida, tá?
   Bip
   Seu Sérgio... Alô? É... aqui é o Freitas. O porteiro. É o seguinte, seu Sérgio, ontem na saída do bar o senhor se enganou e em vez de me dar uma gorjeta me deu um vidrinho de remédio do seu bolso. "Isordil". É. Só estou avisando, caso o senhor deu falta, está comigo. Passar bem. Muito obrigado.
   Bip
   Seu Sérgio! É o Duarte, da "Sorte Sua". Não sei se o senhor já sabe que o senhor tirou a Sena acumulada. Já sabem que ela foi feita aqui, mas eu não disse quem era. Parabéns, hein? Um abraço.
   Bip
   Sérgio, Túlio. Isto não é hora pra estar desaparecido ou dormindo, velho. Estou aqui no escritório do doutor Carvalho e ele acha que precisamos nos reunir para decidir o que fazer. O importante é evitar a imprensa. Mas temos que combinar uma estratégia. Estamos esperando por você. Venha logo, a situação é muito grave.
   Bip
   Doutor, fala o general Rocha Monteiro, seu vizinho de cima. Desculpe-me importuná-lo, mas tornou-se mister. Os ganidos do seu cachorro tornaram-se insuportáveis, e minha senhora me informa que sente um cheiro de gás vindo do seu apartamento. Temos que zelar pelo sossego e segurança deste prédio, doutor. Por favor, tome providência. Bom dia.
   Bip
   Meu filho, não é possível. Preciso falar com você o quanto antes. Sou sua avalista e não estou gostando nada dessas histórias nos jornais. Estou indo pra aí e vou arrombar a porta se for preciso. Você não pode dormir enquanto tudo isto está acontecendo, Sérgio. Precisamos conversar.
                                                                   Veja, 13 de abril, 1988.  Luis Fernando Veríssimo

RESPONDA AS QUESTÕES DO TEXTO:
1)  Quais os personagens que aparecem no texto? Escreva as características de cada uma.
2)  Qual o tipo de narrador e o foco narrativo?
3)  Escreva o enredo da história do texto. (começo, meio e fim)
4)  Qual é o clímax da história?
5)  Escreva o desfecho desta história.
6)  Qual é o elo entre os diálogos dos personagens? Que palavra faz a sequência da história?
7)  Quais os pronomes que aparecem no texto? Se possível, classifique-os.
8)  Identifique os pronomes que estão incorretos e corrija-os de acordo com a norma culta.
9)  Qual o personagem que não errou a colocação pronominal? Explique o motivo.
10) Dê sua opinião, comentários e mensagem do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário