domingo, 24 de março de 2013

20 Invenções e Avanços Tecnológicos da Renascença



PERSPECTIVA - Apenas durante o Renascimento é que pesquisadores começaram a se interessar por estudos relacionados à perspectiva gráfica. O arquiteto Leon Battista Alberti foi um dos pioneiros a fazer e conceituar representações tridimensionais em uma superfície plana.

CIRCULAÇÃO PULMONAR (1553) - Michael Servetus foi um cientista e médico do Renascimento que descreveu, pela primeira vez, que o sangue bombeado aos pulmões retorna rico em oxigênio para o coração. Os estudos foram amplamente criticados na época, e permaneceram desconhecidos até as dissecações feitas poer William Harvey.


MICROSCÓPIO (1683) - O cientista holandês Antoin van Leeuwenhoek não inventou o instrumento, mas o aperfeiçoou e realizou grandes descobertas para a biologia celular. Foi o primeiro estudioso a descrever fibras musculares e microorganismos, como bactérias e protozoários.

MOINHO DE VENTO (1589) - Durante o Renascimento, o engenheiro Agostino Ramelli tornou-se um grande pesquisador de equipamentos que facilitassem a prática da agricultura e distribuição de alimentos. Em seu livro 'The Diverse and Artifactitious Machines of Captain Agostino Ramelli', ele descreveu o funcionamento de moinhos de vento (que já eram rudimentarmente utilizados por produtores rurais)

IMPRENSA (1454) - O inventor alemão Johannes Gutemberg criou o tipo mecânico para impressão e revolucionou a Ciência. O primeiro livro impresso foi a Bíblia.

GEOMETRIA ANALÍTICA (1637) - Na obra 'Discurso do Método' de René Descartes, o cientista francês dedicou-se a descrever a Geometria. Para ele, o método matemático ofereceria bases para estudos em todos os campos do conhecimento.

CÉLULA (1665) - As células foram descobertas e nomeadas pelo cientista inglês Robert Hooke, que dedicou-se à observação microscópica.

TELAS - A superfície começou a ser usada para pinturas durante a Renascença. Anteriormente, os pintores usavam superfícies de madeira, que se desgastavam mais facilmente com o tempo.

FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO (1628) - O sistema circulatório foi descrito corretamente pela primeira vez pelo médico britânico William Harvey. O funcionamento do coração foi explicado em detalhes na obra 'De Motu Cordis'.

ESTUDOS DE ANATOMIA - Leonardo Da Vinci, mais célebre dos inventores da Renascença, prestou inúmeras contribuições à Ciência em vários campos do conhecimento. Uma das áreas mais exploradas pelo cientista foi a Anatomia. Da Vinci foi o primeiro a descrever alguns detalhes do corpo humano, como a posição do feto no ventre materno.


ÓRBITA DOS PLANETAS (1610) - O matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler publicou três leis do movimento planetário. A mais conhecida delas é a que descreve uma rota elíptica da Terra em volta do Sol. Seu modelo foi criticado por ser Heliocêntrico.

LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL (1687) - Isaac Newton, físico inglês, descreveu a 'força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas' na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica.


HELIOCENTRISMO (1543) - A maior teoria do cientista Nicolau Copérnico foi publicada no livro De revolutionibus orbium coelestium. A obra foi importante para a mudança da visão geocêntrica do mundo. Copérnico postulou que a Terra gira em torno do Sol e não é o centro do universo, que existem movimentos de rotação e translação planetários e que a Terra está mais próxima do Sol do que das estrelas.


GLOBO TERRESTRE (1492) - Martim Behaim publicou o primeiro modelo da Terra em escala tridimensional, chamado de Globo Terrestre de Nürnberg. É importante ressaltar, no entanto, que a estrutura era bastante simplória, visto que nem mesmo a América havia sido explorada.


Mineralogia (1556) - O pesquisador Georgius Agricola, conhecido como o 'Pai da Mineralogia' escreveu o livro 'De Re Metallica'. A obra póstuma é um tratado sobre mineração e metalurgia que revolucionou a História.


LUNETA (1609) - Galileu Galilei, inspirado pelo fabricante de lentes, Hans Lippershey, criou a luneta. O instrumento foi usado para identificar e estudar vários corpos celestes, como as trajetórias de Vênus e Júpiter, as crateras lunares e as manchas solares.

ÓRBITA DOS COMETAS (1705) - Neste ano, o cientista Edmond Halley publicou a obra Synopsis Astronomia Cometicae, na qual descreve, pela primeira vez, os movimentos de cometas. O cometa Halley foi batizado em sua homenagem.


CARAVELA (1450) - Os portugueses inventaram esta embarcação no século XV, para ser usada nas Grandes Navegações. Graças à tecnologia, a América foi colonizada.

ESTUDOS DE PROBABILIDADE - Blaise Pascal foi um grande matemático da Renascença. Em 1654, ao lado do cientista Pierre Fermat, desenvolveu a Teoria das Probabilidades.

ATLAS DA ANATOMIA (1543) - Criado por Andreas Vesalius, médico belga, considerado o 'Pai da Anatomia Moderna'.Na obra, o escritor descreveu o corpo humano em detalhes.
fonte: http://super.abril.com.br/galerias-fotos/20-invencoes-avancos-tecnologicos-renascenca-695623.shtml#0











Nenhum comentário:

Postar um comentário